Moda Asiatica – Decora

 

Oi pessoal! Esta será a ultima postagem de 2010 e para terminar o ano bem animado e colorido vou falar sobre uma moda e um estilo chamado Decora. O Decora surgiu na década de 90 quando garotas entre 13 à 17 anos no Japão, que usavam e abusavam das cores fortes e cítricas,misturados com estampas, presilhas, bichinhos e coisas bem do tipo Kawaii, que no qual seguem um estilo bem de bonequinhas.

É um estilo de moda no qual as meninas usam e abusam de vários acessórios como broches,braceletes com desenhos “fofos” como gatinhos e palhaços e cores de sorvete. Usavam cores vibrantes e chamativas, andam com acessórios como colares, contas de plástico, muitos feitos à própria mão. Outras imitavam os quimonos de uma marca chamada Takura Angel. É aquele estilo conhecido pelas misturas e sobreposições de peças de roupas coloridas.

Já o nome DECORA é uma abreviação para “Decorative” e que já possui adeptas em diversas partes do mundo, interessante né?
 A cabeça de uma decora está sempre com várias tiaras, pompons, laços, coroas e várias presilhas, como você verá em todas as fotos que postei aqui. Nos pés geralmente usam tênis e alguns modelos de botas. Misturam diversos colares, pulseiras e utilizam acessórios da Hello Kitty, Rilakkuma e outros personagens. Muitas vezes as adeptas do estilo decoram até as armações dos óculos e pintam e desenham em máscaras cirúrgicas.



Como podem ver a moda Decora não deixa nenhuma parte do corpo escapar, os braços, as pernas, a cabeça, tudo tem que está enfeitado com acessórios bem coloridos.






A moda, com o intuito de criar um “ar divertido” de também resgatar objetos da infância, cresceu nos anos 90 graças a graças à revista fruits, uma editora alemã que divulgava a moda urbana do Japão.
A revista foi criada pelo fotógrafo Shoichi Aoki que tirava fotos dos mais variados estilos da moda japonesa que circulavam por Harajuku. Existe uma banda chamada DecoLa Hopping, vou mostra uma foto abaixo, na qual alguns integrantes se vestem inspirados no estilo Decora.








Banda Decola Hopping

É muito comum em decora:

 bichinhos de pelúcia;
 diversos tipos de penduricalhos, daqueles barulhentos principalmente;

 meias coloridas;

 pulseiras;

 colares;

 presilhas e outros acessórios pra cabelo;

 mochilas e bolsas;

 personagens cutes diversos (como Stitch, Jack, Pikachu, Gloomy, Hello Kitty e etc);

 celulares;
 e outros acessórios como cachecol, cadarços coloridos, óculos, polainas.

Apessar de parecer uma moda “bagunçada” com tantos acessórios e que não possui regras para uso, a moda na verdade não tem a intenção de combinar..mas de algum modo, todo o colorido, os bichinhos e as coisinhas fofas, ter uma certa harmonia onde Predominam cores sempre fortes, cítricas e chamativas. Aliás, tudo nesse estilo é chamativo como vocês devem ter percebido.

Esse estilo como muitos tem algumas ramificações (categorias) que ao passar do tempo cada grupo foi adaptando da melhor lhe serviu. Vamos ver alguns abaixo:

Pink Decora:  Como já diz o predomínio dessa categoria é a cor rosa.


Decora tradicional: A clássica com vários acessórios como broches,braceletes com desenhos “fofos” como gatinhos e palhaços e cores de sorvete. Usavam cores vibrantes e chamativas, andam com acessórios como colares, contas de plástico.


Dark Decora: Possui o mesmo exagero de acessórios mas as cores predominantes são as mais escuras dando um visual Dark.


Decololi: É outra categoria que também entra na categoria da moda Gothic Lolita, é como se fosse uma “Lolita Decora” visual de uma lolita com os exageros e cores do decora.



Bem pessoal, espero que tenham gostado dessa moda asiática bem diferente e interessante, e vale lembra também que ela é um tipo de tribo urbana do Japão. Comentem!!!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s