Itasha

Você que adora carros e animes vai adorar os chamados Itasha, mas o que é isso?
Itasha, literalmente “carro doloroso”, é a moda otaku de decorar os seus carros com personagens fictícios de animes, mangás e videogames. Essa atividade nasceu nos anos 80, mas ficou mais famosa no começo de 2000. As “decorações” geralmente são feitos por adesivos e até pinturas “artesanais”. 

 


Itasha são os carros, itansha são as motos e itachari as bicicletas! Sim tem gente que “tunna” até suas bicicletas com animês. O termo Itasha também foi utilizado como gíria, nos anos 80, para se referir aos desejados carros importados da Itália. 

 

 

Em 1980, quando o Japão estava no auge de seu poderio econômico, ruas de Tóquio foram um desfile de carros importados de luxo. Entre eles, o ‘Itasha’ – originalmente gíria japonesa que significa um italiano carro importado – foi o mais desejado. No entanto, em 1990, o termo “itai” foi adotada para descrever cult, otaku intenso. Desde então, Itasha (como o veículo decorado) era proveniente da mistura das japonesas palavras para itai  e SHA. Itai aqui significa “dolorosa”, que pode ser interpretado como “dolorosamente embaraçoso” ou “doloroso para a carteira”, devido aos elevados custos envolvidos. O nome também é um trocadilho para italiano carros, truncado na gíria japonesa como Itasha.

 

 

A decoração foi iniciado em 1980 com plushies caráter e adesivos, mas só se tornou um fenômeno do século 21, quando a cultura otaku tornou-se relativamente bem conhecida através da Internet. O relatório conhecido earlist do veículo decoração em convenção começou em 2005-08, na Comic Market 68.
Em 2007, o primeiro Autosalone uma convenção foi realizada no Ariake, próximo ao local do Comiket.

 

 

Nos últimos anos, a participação de Itashas em eventos de automobilismo real cresceu. Embora a maioria deles são eventos amadores, a participação dos Itashas em corridas estão aumentando, e eles costumam receber muita atenção da mídia.
Da mesma forma decorada veículos foram encontrados em Taiwan, Filipinas, Estados Unidos.
Oficialmente licenciado Itasha pode ser encontrado tanto em modelos de carros estáticos e modelos de carros móveis.
Recentemente, a combinação entre modelo e Itasha reais estão aumentando. Onde o modelo baseado na Itasha originais foram feitos depois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s